sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Os clássicos

Eu me lembro que quando era menina só havia aqueles filmes de vampiro que não assustavam ninguém, de vez em quando aparecia um "Corcunda de Notre Dame", que mais despertavam pena que medo. Durante muitos anos os filmes de terror não mudaram muito e os efeitos especiais que usavam provocam risadas hoje.

Mas era o que tínhamos e eu já gostava daqueles filmes. Vez por outra aparecia uma casa assombrada, mas o terror era mais psicológico, hoje seriam categorizados apenas como filmes de suspense. Um ou outro realmente provocava um certo temor.

Na década de 70, com "O bebê de Rosemary" o terror começou a tomar novos rumos. A partir desse filme o oculto e o mal, mais própriamente o Diabo em pessoa, passaram a fazer parte desse tipo de filmes, influenciando para sempre o estilo. Depois dele vieram outros filmes, como "O exorcista", que finalmente elevaram o terror, que era visto apenas como "classe B", à categoria de estrela, arrecadando milhões e trazendo multidões ao cinema.

Hollywood começou a enxergar o terror com outros olhos e a explorar suas possiblidades. Com "Alien, o oitavo passageiro" investiu pesado em termos de efeitos especiais, e estava inaugurado o novo filão: o terror-ficção. E a partir daí o gênero só tem aumentado suas vertentes e possibilidades, variando desde o escatológico como em "A noite dos mortos-vivos" com cenas sangrentas, de decepação, monstros horrorosos, até o terror psicológico onde mais se imagina do que se vê, como em "Os outros", uma releitura dos filmes de assombração.

Algumas experiências que deram certo, como em "Uma noite alucinante", que revolucionou a filmagem do terror e foi exaustivamente imitado, até "A bruxa de Blair", ambos pretensamente filmados de maneira quase que amadora, mas que agradaram em cheio ao público.

Nesses anos todos o gênero terror tem sofrido muitas mudanças, muitas vezes influenciado por filmes estrangeiros, como em "O grito", uma refilmagem do cinema oriental, com um estilo próprio de fazer terror, que já foi assimilado e incorporado por Hollywood nos dias de hoje.

Imaginem agora o que ainda está por vir nessa constante evolução do terror. Só de imaginar já dá agua na boca... e um frio na espinha.

assinatura

Gostou do blog? Recomende e volte sempre!
Contato
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...