domingo, 23 de março de 2008

Clichês do terror

Nós que curtimos o gênero já sabemos de antemão algumas coisinhas que aprendemos vendo esse tipo de filme. São os clichês, criados por Hollywood e normalmente os filmes não fogem muito deles, sendo considerados "verdades" no meio.

  1. Corvos ou qualquer pássaro preto voando, pousado ou agindo estranhamente é um sinal claro de que coisas muito ruins estão para acontecer. O interessante é que parece que os heróis e heroínas dos filmes de terror nunca viram TV porque desconsideram esses sinais e vão em frente, com a valentia de que só os ignorantes são capazes.
  2. Luz do sol, alho e crucifixos afastam ou destróem vampiros. Essa máxima valeu durante muito tempo, mas hoje alguns filmes cujos diretores parecem cansados do velho clichê, desafiam e fazem vampiros bem mais resistentes e que dão trabalho pro herói descobrir como fazê-lo dormir para sempre nas profundezas do inferno.
  3. Recitar orações de livros satânicos em línguas desconhecidas acorda demônios. E novamente parece que os personagens dos filmes de terror são completos retardados porque vivem acordando entidades pra lá de maquiavélicas e pavorosas pensando que terão total controle sobre eles depois, provocando verdadeiras catástrofes horripilantes.
  4. Coisas que se mexem sózinhas e barulhos estranhos são sinais de que alguma coisa está tremendamente errada. E nem adianta fazer de conta que é tudo normal e inventar explicações científicas, o negócio é sair da casa o mais rápido possível, sem essa de tentar resolver o problema do fantasma, quanto mais longe melhor.
  5. Para se matar um zumbi é necessário desmembrá-lo ou destruir a cabeça. E por quê os mocinhos demoram tanto tempo pra fazer isso, perdendo almas e minutos preciosos dando tiros e pancadas a esmo? Deviam se informar melhor antes de entrar num filme desses.
  6. Toda assombração na verdade é uma alma sofredora e quer que descubramos algo sobre ela ou que a ajudemos de alguma forma. Sai pra lá, vá de retro Satanás, eu é que não ia ficar trocando idéias com assombração nenhuma, ela que assombrasse incautos o quanto quisesse. Mas que sempre tem um personagem bonzinho que vai tentar resolver o assunto, lá isso tem. Mas já ficou provado que nem sempre resolver o assunto basta. Tem fantasma trapaceiro que mesmo depois de resolvido o mistério continua assombrando. Sou da política do "cada um com seus problemas".
  7. Ressuscitar entes queridos nem sempre produz o resultado esperado. Depois de passar uns tempinhos lá do outro lado (vai lá se saber de qual lado estava o defunto) a pessoa volta bem diferente do que era e normalmente seu comportamento de normal não tem nadinha.

Então, por favor, use sua cabeça: se aparecer por aí um corvo estranho, ou mesmo um cachorro com comportamento duvidoso, se ouvir ruídos estranhos ou encontrar alguma assombração, livro do além ou um bando de zumbis, nada de perder tempo, o negócio é pernas pra que te quero!

(zailda mendes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saudações aterrorizantes para você, apreciador do Terror.
Se gostou do blog, recomende!
Obrigada por comentar e volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...