terça-feira, 18 de outubro de 2011

O que você sabe sobre zumbis?

Morto-vivoOs mortos-vivos

Em primeiro lugar, o que são zumbis? São criaturas que levantam-se após a morte para uma espécie de sobre-vida, com limitadas funções cerebrais e comportamento primitivo. Sua aparência é a mais asquerosa e aterradora possível, seus movimentos são vagarosos e têm pouca coordenação motora.

Qual a origem dos zumbis?

Os zumbis são criados a partir de infecção por bactérias ou vírus mutantes, que foram gerados em laboratório ou de origem alienígena. Também podem ser originados após um vazamento de gás ou substâncias químicas (como em A noite dos mortos-vivos). Também podem ser criados por feitiçaria (como em Arraste-me para o inferno), rituais religiosos ou satanistas. Em alguns filmes sua causa é ignorada.

Como se dá a transformação?

Em qualquer dos casos acima, quando um ser vivo (preferencialmente humano) é mordido ou tem contato com fluídos oriundos de um zumbi, adoece rapidamente e após a morte clínica renasce como um zumbi.

Como se comportam?

Os zumbis (ou mortos-vivos) - independentemente da causa de sua criação -  comportam-se mais ou menos dentro de um padrão comum: sua única motivação é atacar seres humanos vivos, despedaçando-os e comendo sua carne.

Aparentemente essa carne é apreciada apenas enquanto o humano está vivo, pois durante os filmes vemos vários restos abandonados e zumbis parcialmente comidos transitando pelo cenário.

Normalmente eles não falam nem comportam-se de forma racional. Alguns repetem gestos ou atividades que desempenhavam quando vivos, ouvem e veem. Os barulhos costumam atraí-los, principalmente os provocados por humanos. Não costumam atacar outros animais, mas há casos de cães (como em A experiência) ou outros animais infectados.

Não costumam lembrar de sua vida passada ou de entes queridos, ou se lembram não parece fazer muita diferença. Como atacam os vivos e os que não morrem tornam-se zumbis por sua vez, multiplicam-se rapidamente enquanto que os seres humanos são paulatinamente dizimados.

Como destruir os zumbis?

Normalmente eles são destruídos quando seu cérebro primitivo e de funções limitadas (devido à degradação após a morte clínica) é atingido, despedaçado ou esmagado, ou ainda quando sua cabeça é separada do corpo com o uso de meios violentos e sangrentos, que fazem a diversão de quem gosta da sanguinolência esguichante e explícita desse gênero de filme.

O que os zumbis representam?

Na maioria dos filmes eles representam o extermínio da raça humana, sempre trazendo uma mensagem subliminar (principalmente quando sua causa não fica clara) de “castigo” ou “revolta” da natureza ou das leis divinas devido a destruição causada pelos seres humanos ao planeta ou aos de sua própria raça.

Sem dúvida a ideia de sermos substituídos na face do planeta por seres humanos fedorentos, de faculdades cerebrais limitadas, primitivas e decadentes e de aspecto putrefato soa mais como uma resposta ou “castigo” do meio-ambiente (ou das forças divinas, como preferir o leitor) à foma como é tratado e destruído pelos seus habitantes que qualquer outra coisa.

Se não é uma forma de “apocalipse” provável, pelo menos me parece bem merecida e apropriada que sejamos aniquilados à medida em que nos vemos substituídos por seres que também são humanos mas que mostram em sua aparência horripilante o que realmente são: meros predadores, preocupados apenas em satisfazer suas necessidades principais, não importando se a destruição descontrolada dos meios de sobrevivência irão fazer com que ela seja totalmente exaurida, causando assim o extermínio do predador por falta de caça ou meios para manter sua “vida”.

Apresentação rodapé do blog

Website

Loja Virtual

Facebook

Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saudações aterrorizantes para você, apreciador do Terror.
Se gostou do blog, recomende!
Obrigada por comentar e volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...