domingo, 16 de outubro de 2011

Por que falar de filmes?

Críticos X expectadores

cinema1 (1)Algumas pessoas me escrevem e perguntam com que autoridade falo sobre filmes; também querem saber onde publico minha coluna de críticas de cinema. Não sou profissional, a “autoridade” vai até onde pode ir o conhecimento de quem dedicou muitas horas de sua vida à sétima arte, mesmo que apenas como entretenimento.

Falo como platéia, como público-alvo a quem os filmes se destinam e para quem são feitos. Deveria então minha opinião ser desconsiderada? Vejamos então um “resumo” do que se passou até aqui na minha vida em matéria de filmes e ao final tenho certeza de que o leitor irá concordar comigo que eu tenho o direito de comentar o que vejo.

Atração principal

Os filmes – junto com os livros – sempre foram minha fonte principal de diversão, aprendizado e reflexão. Comecei a ver filmes quando tinha 6 anos e até os 13 via pelo menos um filme por semana, e digo “pelo menos” porque quando tinha 8 anos a TV chegou à nossa cidade, mas como não me era permitido ficar acordada até mais tarde até completar 13 anos, vamos desconsiderar os que porventura tenha visto na telinha. Em 7 anos são 364 semanas então contemos 364 filmes assistidos nesse período.

Dos 13 aos 20 tive acesso à TV após as 22 horas e contemos então que vi um filme por dia, desconsiderando os dias que tenha visto mais de um, o que não era incomum. Temos então em 7 anos 2.555 dias = 2.555 filmes.

Dos 16 aos 20 fazia também uma sessão particular. Como mudei-me para São Paulo eu ia ao centro da cidade pelo menos 2 vezes ao mês no sábado e começava a ver filmes às 14 horas, indo para casa apenas pouco antes da meia-noite (encerramento dos trabalhos do metrô), vendo pelo menos 4 filmes inteiros, então somemos + 416 filmes em 104 semanas.

Dos 20 aos 26 tinha filhos pequenos, casa, marido e emprego para cuidar, então só via filmes numa média de 3 vezes por semana. Em 6 anos são 312 semanas, então temos mais 936 filmes.

Dos 26 aos 48 fui a melhor cliente da locadora da cidade (mudei-me novamente para o interior) locando pelo menos 6 filmes por semana, em 22 anos serão então 8.030 filmes. Também via pelo menos um filme por dia na TV, então são mais 6.864 filmes em 22 anos, então são 14.894 filmes nesse período.

Dos 48 aos 54, com TV a cabo e tudo mais vejo pelo menos dois filmes por dia, então são mais 4.380 filmes em 6 anos.

Somando tudo isso dá um total de 23.545 filmes. Considerando que aí não estão incluídos filmes que vi durante feriados e finais de semana, feriados prolongados quando não viajei, seriados que também vejo quase todos os dias, teremos facilmente no mínimo 30.000 filmes. E olha que estou chutando bem por baixo.

Se considerarmos que cada filme tem pelo menos 1 hora e meia, seriam 45.000 horas ininterruptas vendo filmes; 1.875 dias ininterruptos; ou 267 semanas ou 5 anos completos.

Se analisarmos que um ano tem mais ou menos 280 dias úteis e que trabalhamos no máximo 8 horas por dia (1/3 do dia) teremos aí 20 anos, ou seja: eu estaria quase para me aposentar só vendo filmes.

Será que eu tenho o direito de dar então a minha opinião?

Apresentação rodapé do blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saudações aterrorizantes para você, apreciador do Terror.
Se gostou do blog, recomende!
Obrigada por comentar e volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...